segunda-feira, 14 de junho de 2010

TOMAR AS RUAS! ABAIXO O AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS!


Passeata na TERÇA-FEIRA, 15 de junho, às 8hs. Concentração: Praça da Liberdade - Ao lado do CEFET.

Há quase um mês a população de Teresina foi surpreendida com o aumento da passagem de ônibus que subiu de R$1,75 para R$1,90. A Prefeitura juntamente com os empresários do SETUT colocaram o aumento justamente num sábado, o que dificultaria qualquer mobilização contrária. De lá para cá a própria Justiça entrou com uma liminar suspendendo o aumento deslegitimando os argumentos do SETUT. Não demorou muito e o Desembargador do Estado Luís Gonzaga Brandão cassou a liminar e o aumento permaneceu.
Na última terça-feira (08/06) algumas entidades estudantis e sindicais se reuniram na sede do DCE da UFPI para discutir uma ação unificada contra o aumento das passagens, a reunião havia sido convocada em um CEB (Conselho de Entidades de Base da UFPI). Estavam presentes na reunião representantes do DCE/UFPI, Centros Acadêmicos da UFPI (História, Enfermagem, Economia e Direito), Centros Acadêmicos da UESPI (História/Torquato Neto e História/Clóvis Moura) além da ANEL (Assembléia Nacional de Estudantes-Livre) e das entidades sindicais ADUFPI e CTB.
Lá foi discutido uma bandeira de luta comum que unificasse todos esses setores e a construção de um ato unificado que foi encaminhado para terça-feira (15/06) às 08:00 h com concentração na praça da Liberdade ao lado do IFPI (antigo CEFET). Concensuamos na bandeira contra o aumento de passagens e na luta pelos passe-livre para os estudantes.
Ao final da reunião foi formada uma Comissão de Mobilização que será aberta a participação de qualquer estudante ou entidade. Foi encaminhada uma reunião da Comissão para sexta-feira (11/06) às 13:00 na sede do DCE da UFPI para fazermos o balanço das mobilizações e tirarmos encaminhamentos até o dia do ato na terça-feira.

A ANEL juntamente com os centros academicos de Enfermagem/UFPI, Direito/UFPI, Economia/UFPI, de história da UESPI (Torquato Neto e Clovis Moura), a ADCESP (Associação dos Docentes da UESPI) e a Secretaria Executiva Nacional eleita no Congresso de Unificação Conlutas-Intersindical estarão se somando às mobilizações e divulgando um panfleto durante o ato com as bandeiras de luta comuns a essas entidades em relação ao transporte de Teresina.

Além da luta contra o aumento da passagem, estamos defendendo também o passe-livre irrestrito para estudantes e desempregados e a municipalização do transporte coletivo em Teresina por entendermos que só a luta contra aumento não garantirá à população o direito de ter acesso a um transporte público de qualidade. 

É isso! Só através de uma grande mobilização conseguiremos reverter esse aumento e lutar também pela qualidade no serviço dos transportes. 
TODOS AS RUAS NO DIA 15/06 CONTRA O AUMENTO DE PASSAGEM E PELO PASSE-LIVRE

Texto: Anel - Assembleia Nacional dos Estudantes - LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário